domingo, 16 de agosto de 2009

Atividades do Aniversário do Parque

No próximo dia 22 de agosto o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) completa 7 anos de existência.

Para lembrar esta data, está sendo realizada a “Semana de Aniversário do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque”, na cidade de Serra do Navio, no período de 17 a 21 de agosto.
Durante a programação será realizada uma Exposição de fotos da Expedição de reconhecimento ao rio Jari, no interior do Parque Nacional, exibição de vídeos ambientais do Circuito Tela Verde e do Festival de Imagem-Movimento, além de debates.

As atividades vão acontecer na Escola Estadual Ermelino H. Gusmão em Serra do Navio e uma mostra de vídeos também acontecerá na Escola Família Agrícola da Perimetral Norte, município de Pedra Branca do Amapari.

O evento é aberto e pretende receber um público diverso que tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e também deixar suas opiniões, reflexões, expectativas e contribuições para a gestão desta unidade de conservação.

Serviço:
Evento: Semana de Aniversário do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, com Exposição de Fotos e Mostras de Vídeos Ambientais
Local: Escola Estadual Ermelino H. Gusmão, em Serra do Navio e Escola Família Agrícola da Perimetral Norte, em Pedra Branca do Amapari
Data: de 17 a 21 de agosto de 2009


Veja a Programação:

Dia 17 de agosto, segunda-feira:

Escola Estadual Ermelino H. Gusmão – Serra do Navio
17h às 19h: Mostra de Vídeos do Circuito Tela Verde e do Festival de Imagem-Movimento

Dia 18 de agosto, terca-feira:

Escola Estadual Ermelino H. Gusmão – Serra do Navio
09h: Abertura da Exposição: “Expedição ao rio Jari – Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque”.
09h às 19h: Exposição aberta ao público
17h às 19h: Mostra de Vídeos do Circuito Tela Verde e do Festival de Imagem-Movimento

Dia 19 de agosto, quarta-feira:


Escola Estadual Ermelino H. Gusmão – Serra do Navio
09h às 19h: Exposição aberta ao público

Escola Família Agrícola da Perimetral Norte
15h30 às 17h: Mostra de Vídeos do Circuito Tela Verde e do Festival de Imagem-Movimento e debates

Dia 20 de agosto, quinta-feira:

Escola Estadual Ermelino H. Gusmão – Serra do Navio
09h às 19h: Exposição aberta ao público
17h às 19h: Mostra de Vídeos do Circuito Tela Verde e do Festival de Imagem-Movimento

Dia 21 de agosto, sexta-feira:

Escola Estadual Ermelino H. Gusmão – Serra do Navio
09h às 17h: Exposição aberta ao público
17h: Encerramento das atividades da Semana do Parque Tumucumaque

Para saber mais...

O Circuito Tela Verde é uma parceria inédita entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Cultura (MinC). O objetivo é estimular atividades de Educação Ambiental por meio da linguagem audiovisual e contribuir com o processo de construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental. Em 2009, o circuito conta com mais de 170 espaços exibidores em todo o Brasil. No Amapá, a OCIP Nossa Casa de Cultura e Cidadania - ArmaZen e o ParNa Montanhas do Tumucumaque estão exibindo a programação de filmes.

O Festival de Imagem-Movimento (FIM) é um espaço de exibição de imagens que existe no Amapá desde 2004, com a proposta de mostrar e incentivar diferentes formas de expressão que usam o as ferramentas audiovisuais como meio. O acervo do FIM conta com vídeos de todos os cantos do Brasil e de alguns lugares do mundo, realizados sobre os mais diversos assuntos. Destaca-se a produção dos estados da Amazônia e também a produção amapaense.

A Exposicao do Parque nacional montanhas do Tumucumaque é uma coletânea de imagens e também um vídeo feitos durante a Expedição de reconhecimento ao rio Jari, interior do ParNa M. do Tumucumaque, em 2005. Esta expedição foi financiada pelo WWF-Brasil e durou 32 dias. Nesta exposição é possível ver algumas das paisagens mais exuberantes do Parque Nacional e também conhecer algumas das dificuldades que se enfrenta para acessá-las.

Contatos do Parque...

Endereço: Rua do Campo, 711 - Centro – CEP 68948-000 – Serra do Navio - AP
Telefone: (96) 2101-9016 (Núcleo de Unidades de Conservação – Macapá)
Email: tumucumaque@icmbio.gov.br

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Meio Ambiente e proteção da natureza

Afinal, porque proteger a natureza?

No curso de sua história, a raça humana tem usufruído livremente da natureza para garantir sua prosperidade e seu desenvolvimento: água, minérios, madeira, caça e pesca, bem como seus sub-produtos, são alguns dos principais exemplos de recursos naturais tradicionalmente explorados pelo homem. Nessa trajetória, aumentamos nossa expectativa de vida, nosso nível de conforto e o tamanho da nossa população. Há mil anos havia no mundo pouco mais de 300 milhões de pessoas. Já no início do século XIX, a população mundial atingiu o primeiro bilhão. Verificou-se desde então um rápido crescimento, o que resultou na cifra de seis bilhões de pessoas na virada do milênio. Hoje somos mais de 6,6 bilhões de habitantes na terra, dos quais cerca de um terço vivem na China e Índia, os países mais populosos do mundo.
Essa imensa população de consumidores necessita de recursos naturais para garantir sua sobrevivência e seu bem estar. Entretanto, não se trata de fontes inesgotáveis, mas sim de recursos finitos que poderão se exaurir, caso não sejam corretamente manejados. As grandes perdas de florestas tropicais, especialmente na região amazônica, são um alarmante presságio de um futuro altamente comprometedor, no qual a qualidade ambiental e as próprias condições de sobrevivência dos seres vivos, incluindo o homem, estariam seriamente comprometidas. Tampouco problemas ambientais têm efeitos somente locais, mas, via de regra, se fazem sentir, em maior ou menor grau, em todo o planeta. Exemplos de efeitos ambientais globais são: o fenômeno do “El Niño”, um aquecimento das águas do Oceano Pacífico que influencia o nosso clima; o derretimento das calotas de gelo dos pólos que provoca uma elevação do nível dos oceanos; tempestades de areia no deserto do Saara que podem transportar partículas sólidas até a América do Sul; e, finalmente, o aquecimento global devido aos gases do “Efeito Estufa”.

As Ciências Ambientais têm por objetivo indicar os melhores caminhos para proteger a natureza e manejar os recursos naturais, ao mesmo tempo em que buscam a harmonia dessas premissas com o modo de vida e o bem-estar do homem moderno. Este é integrante do grande ecossistema que compõe a Terra, mas sua inteligência, capacidade de raciocínio, poder de decisão e de ação colocam-no em um papel diferenciado perante os demais elementos. Assim, o homem tem a responsabilidade de zelar pela integridade ambiental do meio que o cerca. Não assumir essa missão seria como serrar o galho no qual se está sentado.
Texto: Christoph B. Jaster