terça-feira, 24 de setembro de 2013

Curso capacita professores da região do vale do Jari

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e da Estação Ecológica do Jari, em conjunto com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), realizará no período de 26 a 29 de setembro, no Vale do Jari (Laranjal Jari, Vitória do Jari-AP e Monte Dourado-PA), o módulo de capacitação do Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA).
UNIFAP e ICMBio durante oficina de instrutores do CPPTA
Foto: Alessandra Lameira


Apoiado pelo Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelo WWF-Brasil, o CPPTA visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais da comunidade dos municípios que envolvem o Vale do Jari, utilizando as unidades de conservação (UC) federais como centro de referência em educação ambiental.

O curso representa um conjunto de ações que busca estimular nas escolas o desenvolvimento de projetos que tenham como foco os problemas das comunidades onde estão inseridas. As escolas convidadas a participar da iniciativa estão situadas em locais estratégicos para gestão destas unidades de conservação. Com o fortalecimento das escolas, como espaços de discussão sobre a qualidade de vida das comunidades, ampliam-se os canais de diálogo entre a sociedade e as equipes gestoras das UC.
UNIFAP e ICMBio durante oficina de instrutores do CPPTA.
Foto: Alessandra Lameira
O foco não é somente a comunidade escolar. O CPPTA é uma estratégia para auxiliar no despertar de uma relação de pertencimento entre as comunidades e as áreas protegidas. Possui o objetivo de confrontar o discurso de que esses espaços são obstáculos ao desenvolvimento da regional. Esse momento de nivelamento de conceitos, entendimentos sobre a realidade vivenciada pelas comunidades e práticas didático-pedagógicas foi marcado pela apresentação de meios que podem estimular a maior participação das pessoas na identificação dos principais problemas socioambientais que as afligem e na busca coletiva de alternativas.

O Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais do Vale do Jari trabalhará diretamente com, aproximadamente, 20 professores da rede pública de ensino, além de técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação. A realização do curso de capacitação também conta com apoio técnico de colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá, Secretaria Estadual de Educação, Secretarias Municipais de Educação de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Monte Dourado e Fundação Jari.

Convite para Consulta Pública


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio convida: Órgãos Ambientais, Entidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais, Organizações Não Governamentais, Proprietários de Terras, Representantes dos Setores Produtivos e a Comunidade em geral para participarem da consulta pública para apresentação e discussão sobre a criação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque foi estabelecido através do Decreto Federal s/n de 22/08/2002, abrangendo os municípios de Laranjal do Jari, Serra do Navio, Pedra Branca, Oiapoque e Calçoene no Estado do Amapá e Almeirim no Estado do Pará. Tal consulta será realizada em atendimento a decisão judicial da Justiça Federal do Amapá sobre o processo 2003.31.00.000380-0. A consulta pública não é deliberativa, no entanto se constitui num importante instrumento de oitiva e esclarecimento da população local e de outras partes interessadas. 

A reunião acontecerá na data, horário e local descrito: 
07 de Outubro de 2013, às 9:00 Município de Serra do Navio. 
Hotel Serra do Navio, Rua A-3 no 1414, bairro Staff. 

Qualquer manifestação sobre esta proposta deve ser enviada por correio eletrônico para consultapublica@icmbio.gov.br ou por correspondência para: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação - DIMAN - COORDENAÇÃO DE CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - COCUC - EQSW 103/104, Bloco D, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste - Brasília/ DF - 70.670-350.


GIOVANNA PALAZZI
Diretora - DIMAN

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PARNA Montanhas Tumucumaque realiza reunião de planejamento do Projeto Biodiversidade nas Costas‏

Nesta quarta-feira, 18 de setembro, às 9h, no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Geografia/Unifap, acontecerá uma reunião de planejamento com representantes do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque com alunos e professores do curso de geografia, que compõem os Grupos de Trabalho (GTs) de Histórias em Quadrinhos e Cartografia do projeto Biodiversidade nas Costas (BNC).
Colegiado de Geografia e representantes do ICMBio durante reunião.
Foto: Alessandra Lameira

O objetivo da reunião é aprofundar os conhecimentos dos membros dos GTs sobre o Plano de Manejo e a gestão do Parque Nacional, com especial atenção às atividades de visitação, que já estão acontecendo em caráter experimental nesta área, para subsidiar a produção de materiais didáticos a serem distribuídos na rede pública de ensino.

O BNC visa à elaboração participativa de instrumentos educacionais para a mobilização e engajamento social nas temáticas ambientais, com foco na biodiversidade da região do ParNa Montanhas do Tumucumaque, que apoiará a atuação de educadores do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

Os materiais didáticos que compõem a mochila do projeto estão sendo desenvolvidos por alunos e professores dos cursos de geografia e biologia da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Entre os vários produtos que estão sendo pensados, os alunos de geografia estão trabalhando no roteiro de uma revista em quadrinhos que tem o Jupará, animal símbolo do Tumucumaque, como guia em uma emocionante aventura pela biodiversidade, riquezas cênicas e ameaças de uma das maiores unidades de conservação do Brasil.  

O BNC busca consolidar a agenda ambiental a partir da temática biodiversidade nos currículos escolares e demais circuitos de aprendizagem no estado do Amapá. É um projeto que faz parte do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil, executado pelo Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, em parceria com a Universidade Federal do Amapá.