segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Trilha da Copaíba do PARNA Montanhas do Tumucumaque será apresentada no I Congresso Internacional de Ciências Biológicas (I CONICBIO)

No período de 11 a 14 de Novembro em Recife-PE acontecerá a I Congresso Internacional de Ciências Biológicas (I CONICBIO), tema central “Biodiversidade e Água: desafios e cooperação”, cujo objetivo é a integração de profissionais, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e de graduação para difusão das experiências de pesquisa e decisão para novos rumos na área.
Estudo técnico na Trilha da Copaíba - Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Neste evento a docente do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá, Profa. MSc. Cristiane Rodrigues Menezes fará exposição do trabalho intitulado “ANÁLISE DA TRILHA DA COPAÍBA DO PARNA MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE, AMAPÁ/BRASIL", pesquisa desenvolvida em parceria com a equipe gestora do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque pelo grupo de pesquisa Ações de Educação ambiental da UNIFAp.

A pesquisa realizada trata do estudo de identificação de potencialidades da Trilha da Copaíba do Centro Rústico de Vivência (CRV), sendo feita a caracterização da área, pesquisas bibliográficas e visita de campo durante o período de Março a Julho de 2013. O estudo propõe fornecer subsídios técnicos para a instrumentalização do uso público do Centro Rústico de Vivência (CRV) tanto para a visitação quanto para a pesquisa. Tal ação visa compatibilizar as estratégias de conservação com a produção científica e uso público no PNMT, ampliando desta forma os serviços oferecidos e realizados no CRV.

A equipe que participou da atividade de campo era coordenada pela Profa. MSc Cristiane R. Menezes, sendo composta pelas consultoras da WWF para Logística Biól. Renata Ferreira, e Assessoria de Comunicação, Jornalista Alessandra Lameira; pela Biól. Aline Vaz (SEED/AP), responsável pelos aspectos de Educação Ambiental; acadêmico Yuri Silva (CCB/UNIFAP), responsável pelos aspectos da anurofauna, e pela condução da embarcação o Guarda-parque Valdeci e seu ajudante Moises.

Os resultados obtidos neste estudo revelaram que a Trilha da Copaíba é plenamente adequada a instalação de um Centro de Interpretação da Natureza, pois as potencialidades identificadas demonstraram a aptidão para ações lazer educativo voltado para a difusão da Educação Ambiental. Neste contexto tomamos a Trilha do CRV do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, como alternativa pedagógica de aula de campo para a Comunidade do Entorno do Parque.