segunda-feira, 21 de novembro de 2016

4º etapa de campo do Monitoramento Participativo da Biodiversidade é realizada no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

De 1 a 10 de novembro aconteceu a 4º etapa de campo do Projeto de Monitoramento Participativo da Biodiversidade, no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, na área localizada no município de Serra do Navio. 

Limite do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Foto: Charly Sanches.

O Projeto tem como objetivo envolver atores locais na conservação das espécies de plantas e animais e manejo adequado de recursos naturais e é promovido pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio da USAID, Fundação Moore e Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).

Durante essa etapa de campo, foram realizados (na trilha 02) cinco dias de censo por avistamento de mamíferos terrestres de médio e grande porte e aves cinegéticas. Além disso foram realizados a abertura de parcela de Cruz de Malta (Metodologia de amostra de população de árvores) e abertura da trilha 03, que será utilizada nas próximas etapas do monitoramento. Os 7 dias de atividades contaram com a participação do Chefe de Unidade Christoph Jaster, o técnico Pablo Cantuária, 04 monitores do Assentamento da Perimetral Norte, 03 estagiários do NGI/ICMBio e equipe de apoio.

Monitores no 5º dia de censo por avistamento. Foto: Charly Sanches.

Segundo a consultora Laís Fernandes, responsável pelo Projeto no Amapá, as etapas de campo de 2016 ocorreram dentro do planejado. O ano contou com o maior número de avistamentos desde o início das etapas de campo, 202 indivíduos de 35 espécies de mamíferos e aves cinegéticas. Entre esses podemos destacar a onça-pintada, gato maracajá, veado campeiro, mutum, anta, caititu e macaco prego.

Também foram coletadas e soltas 499 borboletas frugívoras de 11 tribos diferentes, durante etapas anteriores realizadas neste ano. Vale ressaltar ainda, que o PARNA Tumucumaque conta com a maior árvore amostrada dentro de uma parcela de Cruz de Malta do Projeto de Monitoramento, um argelim de cerca de 61 metros de altura.

As próximas etapas do Monitoramento Participativo da Biodiversidade estão previstas para maio de 2017.

Argelim localizado na parcela de Cruz de Malta. Foto: Charly Sanches.

Altura do Argelim. Foto: Charly Sanches.

Amostragem na Sub-parcela Norte. Foto: Charly Sanches.
Foto: Charly Sanches.