O
Parque Nacional Montanhas do Tumcumaque, divulgou nesta quarta-feira, 28 de
novembro, o resultado do Concurso de
Criação e Seleção do Logotipo desta Unidade de Conservação. O objetivo do
Concurso foi de envolver principalmente a população da região nesse processo, a
fim de que seja estabelecida uma identidade entre o logotipo e a população.
A
comissão julgadora considerou as propostas de forma abrangente os aspectos
peculiares da Unidade de Conservação, para que, ao serem traduzidos
graficamente, resultem numa marca objetiva, clara e concisa, capaz de ser
reconhecida e identificada pela comunidade.
Comissão julgadora compostas por analistas ambientais, conselheira do Conselho Consultivo Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e um técnico em artes visuais. |
Participaram
do concurso pessoas físicas (brasileiros natos ou naturalizados) residentes no
Brasil. Os participantes inscreverão somente um trabalho, obedecendo sempre às
disposições contidas no Edital.
As
inscrições foram gratuitas e foram efetuadas no período entre 15 de outubro à
01 de Novembro de 2012. Foram critérios específicos para o julgamento dos
projetos pela Comissão Julgadora: criatividade; originalidade; comunicação;
simplicidade; aplicabilidade; design; harmonia de composição e relação com a
missão, a visão e os princípios do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. As
propostas do logotipo deveriam ter, obrigatoriamente, o seguinte elemento:
jupará (Potus flavus).
O
3ª lugar do Concurso foi o desenho do Paulo José da Silva Coutinho, residente
em Macapá. A ideia foi criar referência de uma imagem simples, representando de
forma abstrata e no fundo foi acrescentado traços que deram conceito de uma
montanha. O prêmio para 3º lugar é um binóculos 7x35 mm.
O
2º lugar do Concurso foi para Francélio Parente Hardi, de Boa Vista, Roraima. O
desenho procurou identificar, além da vasta floresta, o patriotismo que vive
cada brasileiro. O texto com traços naturais retratam a simplicidade, a
brasilidade e a naturalidade que está nas raízes do povo da região. O prêmio
para o 2º lugar foi uma Bicicleta aro 26, 21 marchas Caloi;
E
quem ficou em 1º lugar foi Caio Betto Corrêa Almeida. As cores de seu desenho
fazem referência a natureza. Também foram usada para essa ilustração uma
montanha. O galho de árvore é o elemento que representa a floresta. A tipologia
ajuda a mostrar para o expectador a seriedade da instituição. O prêmio para o 1º lugar é uma Câmera Digital
Sony 14 Mpixel.
De acordo com o o item 36, o
Instituto Chico Mendes será o único titular dos direitos autorais patrimoniais
da logomarca vencedora, bem como poderá promover alterações e ajustes em seu
desenho para adequá-la às necessidades da Instituição e do Parque Nacional
Montanhas do Tumucumaque, inclusive podendo utilizar concepções dos outros
trabalhos também premiados. Para tanto, todos os participantes premiados
assinarão um termo de doação de seus trabalhos.
Para a realização deste concurso o Parque Nacional
Montanhas do Tumucumaque tem o apoio da organização não governamental, WWF
Brasil.