quinta-feira, 17 de maio de 2012

UCs do Amapá são debatidas em Congresso de Guias de Turismo



 O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio/AP –, participou na manhã do dia 17 de maio, do XXXII Congresso Brasileiro de Guias de Turismo (CBGTUR), realizado  no Ceta Ecotel. O evento reuniu profissionais de vários estados brasileiro.
O Chefe do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), Christoph Jaster, representante da região norte do ICMBio, participou da Mesa Redonda que abordou o tema: Importância do Turismo e Sustentabilidade - Educação e Proteção, qual é o papel do Guia de Turismo nesse cenário.
Christoph fez referência da questão do Uso Público (visitação) nas Unidades de Conservação (UCs) e o aproveitamento econômico. Destacou como o setor privado consegue se inserir nas UCs, seguindo a apresentação do plano de manejo, trabalhando a questão do uso público e viabilidade econômica, e por fim utilizar de concessões.
 Christoph Jaster, representante da região norte do ICMBio, participou da Mesa Redonda .
Foto: Alessandra Lameira
“A ideia central é fazer com que as pessoas percebam a importância da preservação das Unidades de Conservação, isso se dá através da educação ambiental”, ressaltou Christoph obervando o uso público desses espaços, obedecendo os atos administrativos que impõe alguns critérios e procedimentos para regulamentação e organização das Ucs
Guias de Turismo visitando a exposição do ICMbio
Foto: Alessandra Lameira
Os participantes do Congresso puderam prestigiar uma exposição montada pela equipe do ICMBio, que apresentam as Unidades de Conservação Federal (UCs) do Estado do Amapá: os Parques Nacionais Montanhas do Tumucumaque (PNMT) e do Cabo Orange (PNCO), Floresta Nacional do Amapá; as Estações Ecológicas do Jari e Maracá-Jipióca; Reserva Biológica do Lago do Piratuba; e Reserva Extrativista do Rio Cajari.

Nenhum comentário: