terça-feira, 7 de maio de 2013

ICMBio e Batalhão Ambiental atuam em parceria no Pólo Amapari


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque,  em parceria com o Batalhão Ambiental, realizou atividade de fiscalização e reconhecimento no rio Amapari, municípios de Pedra Branca e Serra do Navio, na última semana de abril.
 Os tripulantes das embarcações encontradas no rio foram orientadas sobre a localização do Parque e as restrições de atividades no seu interior.
Copa de ipê-roxo, base do ipê roxo, pegada de tatu canastra,
ronda fluvial no rio Amapari.

 Foi feito o reconhecimento de um pequeno lago no interior do Parque. Tudo indica que ali seja um local de maior ocorrência de anfíbios e repteis, inclusive jacarés.
Nas margens do lago foi registrada a ocorrência de árvores como Angelim (Hymenolobium  flavum) , Ipê Amarelo (Tabebuia serratifolia) e Ipê Roxo (Tabebuia impetiginosa). Este último chamou atenção pelas suas dimensões, pois apresenta mais que o dobro do diâmetro de outros exemplares conhecidos pelos mateiros que compunham a equipe. Na época de sua floração, que ocorre na estação seca, os ipês perdem suas folhas e sua beleza se destaca em meio ao verde da floresta.
 Encontrou-se também uma toca de tatu-canastra. A presença de uma pegada no local indica que a toca está ativa. O tatu-canastra (Priodontes maximus) pode alcançar mais de 1metro de comprimento e pesar cerca de 50 kg. Possui uma área de distribuição que vai desde a Venezuela até a Argentina, mas na maioria dos locais sua ocorrência tornou-se rara.
 Segundo a Analista Ambiental Marcela de Marins, "estes reconhecimentos são importantes para melhor conhecermos a riqueza biológica do Parque e podermos identificar demandas de pesquisa e atrativos turísticos. Procuramos contemplar em nossas atividades diversos aspectos da gestão do Parque."

Nenhum comentário: