Gestores
do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), e representantes da ONG WWF-Brasil e o Instituto de Permacultura e Ecovilas do
Cerrado (IPEC) realizaram, no período de 27 a 30 de junho, reuniões para
posicionamentos e nivelamentos de ideias do projeto Biodiversidade nas Costas.
Reunidos Luiz Coltro (WWF), Paulo Russo e Renata Ferreira (ICMBIO), Bruno Reis e Lucy Legan (IPEC). Foto: Alessandra Lameira |
As
reuniões aconteceram em 3 etapas: a primeira entre o PNMT, WWF e IPEC; A
segunda etapa foi entre o PNMT, WWF, IPEC e o colegiado de geografia da
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); a terceira etapa foi com o colegiado de
biologia da Unifap. Na ocasião, foram apresentados projetos que serão executados durante o processo.
Colegiado de Geografia da Unifap, ICMBi, WWF-Brasil e IPEC. Fofo: Alessandra Lameira |
O
colegiado de geografia apresentou a proposta de elaborar materiais didáticos quem
abordam três aspectos: Físicos (biogeografia, hidrogeografia, geomorfologia,
geologia e pedagogia); Legais (que vai tratar do tema de Unidades de
Conservação); Socioculturais (trabalhando com saberes tradicionais, paisagens
culturais). Esse material irá envolver o ensino fundamental e médio das
instituições de ensino público e na formação de professores.
Colegiado de Geografia da Unifap, ICMBi, WWF-Brasil e IPEC. Fofo: Alessandra Lameira |
A
Coordenação Ciências Biológicas da Unifap apresentou a proposta didática trabalhando a educação ambiental no âmbito
das Unidades de Conservação, trabalhando aspectos ecológicos, espécies importantes e
ameaçadas, produzindo materiais confeccionados em papel reciclado, como caixa reciclada,
e madeira de refugo. Os materiais para uso em diferentes níveis educacionais e
com anexos para educação especial.
O
Projeto Biodiversidade nas Costas reúne um conjunto de publicações políticas e
científicas sobre a biodiversidade que são traduzidas em instrumentos
educacionais para apoiar educadores no intuito de fortalecer a importância do
tema em escolas e outros espaços para motivação de sociedades
sustentáveis.
Cristiane Menezes (UNIFAP/Biologia), Paulo Russo e Renata Ferreira (ICMBio) e Bruno Reis (IPEC). (Foto: Alessandra Lameira) |
Os
instrumentos educacionais serão produzidos pelos próprios educadores com
atuação no estado do Amapá e estarão contidos em um kit-mochila para formação e
aplicação em espaços educadores do estado (salas de aula, Unidades de
Conservação, ONGs locais e fóruns sociais). Com esse objetivo, busca consolidar
a agenda ambiental a partir da temática biodiversidade nos currículos escolares
e demais circuitos de aprendizagem no Estado do Amapá.
Nesse
materiais serão apresentados conceitos, resultados de debates políticos,
almanaques de atividades e outras mídias sociais, com o olhar direcionado às
realidades socioambientais da Amazônia, visando a facilitação de professores e
multiplicadores de educação ambiental para a conservação do bioma.
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