quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Complexo de Percepção Ambiental - projeto do PNMT e LABOT/UNIFAP

por Cristiane Menezes

As áreas naturais são sítios ideais para o desenvolvimento de atividades educacionais para a promoção da compreensão do lugar do homem no mundo, e de sua relação com a natureza. Neste contexto o Município de Serra do Navio apresenta forte vocação para o turismo ambiental e de aventura diante da beleza cênica natural existente, onde a criação de uma área a ser utilizada pela população, com objetivo de valorização do patrimônio natural e cultural do Município contribuiria para o desenvolvimento local da região.
 
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) é a maior unidade de conservação do estado do Amapá, e no escopo de suas ações de integração externa e educação ambiental prevê a utilização da área verde localizada ao redor da sede administrativa do Parque, que fica localizada na cidade de Serra do Navio, para a criação de um Complexo de Percepção Ambiental - CPA.

O CPA vem utilizar as áreas verdes situadas no entorno da sede do PNMT, com o objetivo de promover ações de difusão da Educação Ambiental (EA) e integração externa através das atividades sócio-educativas inclusivas que contribuam para a melhoria do conhecimento da relação homem-natureza referente a conservação ambiental e a importância de áreas protegidas.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) do Complexo prevê a sensibilização da população local com atividades educativas executadas nestes espaços, no intuito de compreender a importância de áreas protegidas. O Projeto Arquitetônico busca a adequação dos espaços para atividades educativas destinadas aos portadores de necessidades especiais, além da utilização de materiais alternativos e regionalizados, na busca da interação do Homem ao ambiente.

Este projeto está sendo desenvolvido pelo PNMT em parceria com a Universidade Federal do Amapá, através do Laboratório de Botânica e Educação Ambiental (LABOT).

Atualmente o projeto está em fase de captação de recursos e busca de parcerias.
 
Para saber mais mais sobre o CPA entre em contato:

Profa. Cristiane Rodrigues Menezes 
Universidade de Federal do Amapá
Laboratório de Botânica e Educação Ambiental – LABOT
Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira, Km 02, Bairro Marco Zero, Macapá - AP/ CEP 68902-280 Fone: (96) 88035164 - e-mail: cristiane@unifap.br 

Analista Ambiental Paulo Roberto Russo
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque – ICMBio/AP 
Rua do Campo, 711 Bairro Centro, Serra do Navio Fone: (96) 88065122 / e-mail: paulo.russo@icmbio.gov.br


Instituições envolvidas:




2 comentários:

Anônimo disse...

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PRODUTORES RURAIS

A Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (FAES), através de seu Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (COMARH), com o apoio do Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA, está iniciando uma pesquisa (inéditas e em âmbito estadual) voltada ao estudo da percepção ambiental dos produtores rurais. Entre outros objetivos, a pesquisa visa assegurar à FAES informações adicionais para seu programa de conscientização ambiental do segmento dos produtores rurais. É pretensão do NEPA levar (posteriormente) esta importante pesquisa para outros Estados de modo a, progressivamente, ter o cenário da percepção ambiental nacional do segmento O NEPA acaba de concluir na Região da Grande Vitória (ES), pesquisa também inédita para a região, um estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das mudanças climáticas.

Roosevelt S. Fernandes, M. Sc.
Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br

José María Souza Costa disse...

Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
Um abraço e fique com DEUS.

http://josemariacostaescreveu.blogspot.com