sábado, 20 de abril de 2013

PARNA Montanhas do Tumucumaque realiza Curso de Capacitação para professores da rede pública de Serra do Navio

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), junto com a Profª. Msc. Cristiane Menezes e o analista ambiental Paulo Roberto Russo realizará, sábado, 19 de abril, no município de Serra do Navio, o  Curso de Capacitação de professores para o Jardim Sensorial Tumucumaque (JST), parte integrante do Complexo de Percepções Ambientais desta Unidade de Conservação. 
O objetivo é realizar intercâmbio de experiências, planejamento e capacitação de professores para implementação do Jardim Sensorial Tumucumaque.
Cristiane Menezes
Curso de Capacitação de professores para o Jardim Sensorial Tumucumaque (JST), parte integrante do Complexo de Percepções Ambientais desta Unidade de Conservação. Foto: Cristiane Menezes

A oficina tem como tema Ciência e Cidadania. Objetiva construir o Projeto Político Pedagógico do Jardim Sensorial Tumucumaque, definindo competências e estratégias para implementação das ações no âmbito do ensino de Ciências e Biologia.
A proposta desta pesquisa é utilizar a área verde localizada no entorno da Sede do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no município de Serra do Navio, para a implantação de um Jardim Sensorial, destinado a prática de atividades sócio-educativas que contribuam para a melhoria do conhecimento da relação homem-natureza referente a valorização do patrimônio natural no âmbito do Ensino de Ciências e Biologia.
O Jardim Sensorial faz parte do objeto de estudo da profª. Cristiane Menezes  e visa estimular a percepção incluindo os portadores de algum tipo de deficiência visual, auditiva ou física, transmitindo informações sensoriais, podendo assim proporcionar uma estimulação multi sensorial, utilizando todos  os  sentidos,  integrando e consequentemente armazenando essa informação com mais qualidade.
Cristiane Menezes é doutoranda  em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso.

Nenhum comentário: