quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CPPTA fecha ciclo em Serra do Navio


O Curso Pedagogia de Projetos Ambientais (CPPTA), sobre a organização do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) e Laboratório de Botânica e Educação Ambiental (LABOT), da Coordenação do Curso de Ciência Biológicas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) encerrou as suas atividades em Serra do Navio nos dias 13 e 14 de novembro. 
Fotos: Alessandra Lameira
O objetivo do curso é a capacitação dos professores da rede pública de ensino com o enfoque de preservação e conservação do meio ambiente, além de contribuir para o aprimoramento dos profissionais na construção de projetos interdisciplinares e, ao mesmo tempo despertar o olhar deles para os problemas ambientais da comunidade onde vivem. O curso utiliza a unidade de conservação como um Centro de Referência em Educação Ambiental. 
Fotos: Alessandra Lameira
No domingo, 13, foi feito um Seminário Público do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais e Feira de Cultura e Economia Solidária de Serra do Navio, o qual foi exibido os produtos das oficinas de documentário, teatro e animação, vídeos ambientais, fotos do CPPTA e venda de comidas típicas e artesanato local. Outro destaque também foi a apresentação do curta metragem “Mistério Serrano”, produzidos pela comunidade local. 
Para Bianor Gemaque, Presidente da Associação Renascer, destacou a importância do evento que contribuiu na economia dos produtores rurais e moradores de Serra do Navio. 
Na segunda-feira, 14, foram entregues cerca de 20 certificados para os professores, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Serra do Navio e acadêmicos do Curso de Gestão Ambiental que participaram do CPPTA, na Câmara Municipal de Serra do Navio.
Fotos: Alessandra Lameira
Foto: Alessandra Lameira
Durante a entrega dos certificados, os analistas ambientais Christoph Jaster (Chefe do PNMT), Paulo Russo e Marcela Marins mostraram-se bastantes satisfeitos com o resultado do projeto. A prefeita de Serra do Navio, Francimar Santos, destacou a aproximação da Unifap com a população local.  
Paula da Silva, a bióloga consultora do CTTPA, através de uma metodologia direcionada, buscou incentivar os professores para o desenvolvimento do projeto e também foi responsável pela construção dos viveiros de plantas das escolas municipais Colônia do Cachaço e Beija-flor.
O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Serra do Navio, e dos patrocinadores da ONG do WWF-Brasil e Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA). 

Fotos: Alessandra Lameira
  

Fotos: Alessandra Lameira
Foto: Alessandra Lameira


Com a coordenação da Profª. MsC. Cristiane Menezes, da Unifap, os participantes do curso receberam visita mensal de instrutores e monitores que capacitaram, acompanharam e orientaram os alunos para a elaboração de projetos ambientais. 

Nenhum comentário: