segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Reunião do Conselho do Parque do Tumucumaque tem saldo positivo em Almerim


Foto: Alessandra Lameira


Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (CPMT), junto com a equipe do Instituto Chico Mendes (ICMBio), realizaram na manhã da última sexta-feira (18), em Almerim-PA, a 16ª Reunião Ordinária. Durante a reunião, estiveram presentes os analistas ambientais Christoph Jaster (Presidente do CPMT), Paulo Russo, Marcela Marins, o Analista de Conservação da WWF Brasil, Luiz Coltro e cerca de 20 representantes das instituições civis e governamentais que compõem o Conselho. 
O Presidente do CPMT, Analista Ambiental Cristoph Jaster, ressaltou a importância da reunião, que pela primeira vez aconteceu no território do Estado do Pará, o qual, também possui terras abrangidas pelo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) e, em seguida, relatou as atividades do Parque. 
Foto: Alessandra Lameira
O analista de conservação da WWF, Luís Coltro, que falou sobre o Projeto Ecosia e do apoio ao PNMT ressaltando as ações da ONG WWF, de como a mesma capta recursos e de como promove o apoio aos Projetos de cunho ambiental. Cotlro destacou as ações da WWF nos Projetos em conjunto com o Parque, tais como: apoiar as reuniões de conselhos; contratação de pessoal de apoio; publicação do Plano de Manejo; apoio ao Curso Pedagogia de Projetos Ambientais em Temas Ambientais.
O Analista Ambiental Paulo Russo afirmou que as atividades de implantação do CPPTA irão ocorrer, até 2013, nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Laranjal do Jarí. 
Para o deslocamento dos conselheiros até Almerim, foi necessário que a equipe gestora do PNMT fizesse todo um trabalho logístico, o qual contou com o apoio da consultora Renata Ferreira, que organizou o translado de embarcação até o município. Os conselheiros também tiveram a oportunidade de visitar os ribeirinhos do entorno de Almerim, observando o potencial turístico, como por exemplo, a comunidade do Botafogo. Para os conselheiros, a reunião teve saldo positivo. 
A 17ª Reunião Ordinária do CPMT ficou marcada para março de 2012 em Pedra Branca do Amapari.
Conselho Consultivo do PNMT foi criado em 2002, pela Portaria do IBAMA nº 182, de 31 de dezembro. Desde sua criação, o Conselho Consultivo tem contribuído na administração desta importante unidade de conservação, participando das etapas de construção de seu Plano de Manejo e contribuindo para definição de prioridades para sua gestão, especialmente no que se refere à relação com as comunidades situadas no entorno do Parque e a discussão de estratégias de desenvolvimento para os municípios onde a unidade está inserida.
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei 9.985/2000), cada Parque Nacional deve dispor de um Conselho Consultivo, presidido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão das unidades de conservação federais, e composto por representantes de órgãos públicos e organizações da Sociedade Civil, sempre que possível, respeitando o princípio da paridade.

Nenhum comentário: