sábado, 12 de novembro de 2011

CPPTA finaliza trabalhos em Serra do Navio




Encerra, nos dias 13 e 14 (domingo e segunda-feira) de novembro, em Serra do Navio, o Curso Pedagogia de Projetos Ambientais (CPPTA), sobre a organização do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) e Laboratório de Botânica e Educação Ambiental (LABOT), da Coordenação do Curso de Ciência Biológicas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).
Serão entregues certificados para os professores, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Serra do Navio e acadêmicos do Curso de Gestão Ambiental. A escolha dos candidatos para o CPPTA foi por meio de edital lançado pela Secretaria Municipal de Educação e pela Gerência de Educação Operacional (GEO) - local.
Na ocasião será feito um Seminário Publico do Curso pedagogia de Projetos em Temas Ambientais e Feria de Cultura e Economia Solidária de Serra do Navio, o qual será exibido os produtos das oficinas de documentário, teatro e animação, vídeos ambientais, fotos do CPPTA  e venda de comidas típicas e artesanato local.
O objetivo do curso é a capacitação dos professores da rede pública de ensino com o enfoque de preservação e conservação do meio ambiente, além de contribuir para o aprimoramento dos profissionais na construção de projetos interdisciplinares e, ao mesmo tempo despertar o olhar deles para os problemas ambientais da comunidade onde vivem. O curso utiliza a unidade de conservação como um Centro de Referência em Educação Ambiental.
O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Serra do Navio, e dos patrocinadores da ONG do WWF-Brasil e Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).
O coordenador de Educação Ambiental do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Paulo Russo, ressalta a execução do CPPTA em Serra do Navio: “A idéia era intensificar as ações na unidade nos municípios onde o Parque está inserido. Foi assim que se pensou nos professores da rede pública de ensino de Serra do Navio, onde sua unidade possui sua sede administrativa e alojamento. Esses são os aspectos que auxiliaram bastantes na logística dessa iniciativa”, afirma Russo.
Com a coordenação da Profª. MsC. Cristiane Menezes, da Unifap, os participantes do curso receberam visita mensal de instrutores e monitores que capacitaram, acompanharam e orientaram os alunos para a elaboração de projetos ambientais.
“Esse projeto tem por objetivo estimular o potencial de transformação que as escolas possuem. Elas são os berços para novos valores e para a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente mais equilibrada. É nesse sentido que o curso propicia uma reflexão profunda sobre de como se dá a nossa relação com o meio do qual fazemos parte”, comenta Paulo Russo.
Durante o encerramento do curso, a comunidade local contará com a seguinte programação:  
13 de Novembro - Domingo
•Hora: 18:00 às 22:00h- Exibição dos produtos das oficinas de documentário, teatro e animação, vídeos ambientais, fotos do CPPTA  e venda de comidas típicas e artesanato local na Praça Cívica da Cidade.
14 de Novembro-  Segunda-feira
•Hora: 15:00 às 18:00h - Sessão Solene de entrega dos Certificados do Curso pedagogia de Projetos em Temas na Câmara de Vereadores do Município de Serra do Navio.
SOBRE O CPPTA- visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais das comunidades, utilizando unidades de conservação como Centro de Referência em Educação Ambiental.
O Curso tem carga horária de 80 horas, distribuídos em três (03) etapas distintas: capacitação, elaboração e execução de projeto na escola, e seminário público de apresentação dos resultados dos projetos.


Por Alessandra Lameira

Nenhum comentário: