domingo, 9 de setembro de 2012

Aniversário de 10 anos de criação do Paqreu Nacional Montanhas do Tumucumaque


 Alessandra Lameira
Assessora de Comunicação
Foto: Alessandra Lameira
PARNA DO Tumucumaque
Foto: Alessandra Lameira


Com uma área aproximada de 3.867.000 hectares, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), situado entre o estado do Pará e Amapá, e uma das maiores áreas de floresta tropical protegidas do mundo. Para comemorar os 10 anos de criação a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, com o apoio da WWF-Brasil, realizou uma programação especial envolvendo Conselho Consultivo, Poder Público e a Sociedade Civil dos municípios do entorno do Parque, tais como: Oiapoque, Laranjal do Jari, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Calçoene e Almerim.
Foto Alessandra Lameira
Deslocamento Macapá para Serra do Navio e
almoço no restaurante Dom Acácio.
Foto: Alessandra Lameira

A programação foi realizada durante a primeira semana de setembro também tem o objetivo de celebrar o Dia da Amazônia, comemorado no dia 05 deste mês. Durante essa data, foi inaugurado o Centro Rústico de Vivência (CRV) do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O CRV é o “embrião” de um possível Centro de Interpretação da Natureza, que são espaços destinados a apresentar as características de uma unidade de conservação ou de áreas naturais para o público em geral.
Foto: Alessandra Lameira
Deslocamento do Riozinho para o Centro
Rústico de Vivência (Foto: Alessandra Lameira)

O deslocamento dos convidados que participaram do aniversário de 10 anos de criação do PNMT foi efetuado inicialmente de Macapá para Serra do Navio (210 Km), no dia 04 de setembro. Chegando a Serra do Navio, os convidados puderam confraternizar no Restaurante Dom Acácio, e logo após foram para a comunidade do Riozinho. Em seguida foram rumo ao CRV, enfrentando mais 45 km pelo rio Amapari, em “voadeiras”.
Grupo Raízes do Bolão alegrando a noite no
Parque do Tumucumaque.
Foto: Alessandra Lmaeira

O CRV foi montando na entrada da Unidade de Conservação na confluência dos rios Amapari e São Felício (conhecido na região como Rio Feliz), divisa entre os municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari. Durante a viagem, os convidados puderam observar lindas paisagens e entender a dificuldade de acesso ao Parque. Todos foram recebidos ao som do Marabaixo, apresentado pelo Grupo Raízes do Bolão. Na sequência, o ator Álvaro Braga fez uma apresentação teatral falando dos mitos da Amazônia, e, posteriormente, alegrou a todos cantando ao som do violão.
Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (CPMT).
Participação do Exército com o Tenente-Coronel do 34º Batalhão de Infrataria de Selva, Ricardo Quadros.
Fotos: Alessandra Lameira

No dia 5 de setembro foi realizada uma Reunião Extraordinária do Conselho Consultivo do Parque, alusiva aos 10 anos de criação da Unidade de Conservação, tendo sido foram abordados os seguintes assuntos: Retrospectiva da gestão do PNMT ao longo dos 10 anos; pesquisas científicas em unidades de conservação; uso público; a importância das trilhas ecológicas em espaços naturais; e Educação Ambiental.
Os participantes fizeram uma trilha de 700 metros dentro do Parque e observaram como esta unidade de conservação possui aspectos únicos tanto na flora, quanto na fauna.
Conselheiros do PARNA do Tumucumaque e convidados durante a reunião.
Fotos: Alessandra Lameira

Segundo o Tenente-Coronel do 34º Batalhão de Infrataria de Selva, Ricardo Quadros, a WWF e outras instituições com a mesma finalidade, de proteger a natureza, são os maiores aliados do exército brasileiro.
Centro de Vivência do CRV. Christoph Jaster (Presidente do PNMT), Paulo Russo (Analista Ambiental), Cecile Gama (Conselheira do CPMT) Foto: Alessandra Lameira
Participaram da comemoração dos 10 anos de criação do Parque três analistas de conservação da WWF-Brasil: Luiz Coltro, Bruno Reis e Mariana Napolitano.

Conselheiros do PARNA do Tumucumaque e convidados
e parceiros durante a reunião. (Fotos: Alessandra Lameira)
 “O importante da comemoração dos 10 anos do Parque é essa aproximação de quem vive o dia-dia a conservação com as pessoas que não trabalham no meio de preservação ambiental. Você vivenciar o espaço preservado, o Tumucumaque representa muito bem isso, vivenciando o pulsar da biodiversidade. A comemoração foi fundamental para apresentar para quem não vive a conservação in loco”, ressaltou o analista de conservação, Bruno Reis.
“Para a WWF é superimportante participar deste momento, já que a organização vem apoiando em diferentes formatos, em diferentes intensidades. E durante 1 ano e meio viemos apoiando o Parque com objetivo de aumentar a sua relação da Unidade de Conservação com seu entorno.  Sobre o evento? Eu achei muito bom está dentro do Parque com diferentes pessoas, desde representantes do governo executivo, comunidades locais, aldeias e organizações governamentais, não só falando, mas vivendo o dia-dia e entendendo a dificuldade que é de deslocamento, de logística. Isso aproxima as pessoas da realidade do Parque”, afirmou Mariana Napolitano.
Estruturas no CRV. Foto: Alessandra Lameira
“Esses 10 anos de comemoração são 10 anos que refletem uma equipe dedicada e uma parceira de sucesso com a WWF Brasil. Se não fosse a equipe, tínhamos certeza que as ações não seriam continuas. A equipe que tem a linha do tempo e de ação da Unidade de Conservação” citou Luiz Coltro.
Conselheiros, parceiros e convidados para comemorar os 10 anos do
Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Foto: Alessandra Lameira
Para a realização deste evento o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque tem o apoio da organização não governamental, WWF Brasil, e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).
O WWF-Brasil apoia a implementação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque há vários anos e já realizou expedições científicas para esta Unidade de Conservação em duas ocasiões: em 2006 e 2011.

Nenhum comentário: