domingo, 23 de setembro de 2012

Tumucumaque participa do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação


A contribuição das Unidades de Conservação (UCs) para o desenvolvimento da sociedade estará em debate no 7º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) e no 3º Simpósio Internacional de Conservação da Natureza que serão realizados em dia 23 à 27 de setembro, no Centro de Convenções da Via Costeira. O evento deve reunir cerca de mil participantes, entre técnicos e especialistas em meio ambiente, que vão discutir sobretudo as áreas marinhas e oceânicas. O congresso foi criado em 1997 e 7,5 mil pessoas participaram das edições anteriores.
O tema deste ano é "Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade". O congresso é um dos principais eventos internacionais que aborda questões referentes às áreas. Christoph Jaster, chefe do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, situado entre o estado do Pará e Amapá, representará a Unidade de Conservação durante o evento.

Aproximadamente 50 palestrantes nacionais e internacionais participam do 7º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) e do 3º Simpósio Internacional de Conservação da Natureza. Serão abordados temas como "Biodiversidade e o Desenvolvimento Econômico", "Relação entre as Mudanças Climáticas Globais e a Diversidade Biológica", "Estratégias e Modelos de Gestão de Áreas Protegidas" e "Consolidação dos Sistemas de Áreas Protegidas".
Durante todo o evento, o instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) manterá um estande de 36 metros quadrados na área de exposições do congresso. No local, visitantes e participantes do CBUC poderão ter acesso a informações sobre os programas e projetos do nosso Instituto, as suas 312 UCs distribuídas por todo o país, os centros de pesquisa, as publicações de cunho técnico científico e, ainda, materiais de divulgação que marcam os cinco anos de existência do mais novo órgão ambiental do Brasil.

Nenhum comentário: