segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tumucumaque inaugura Centro Rústico de Vivência


Alessandra Lameira e Jorge Oliveira
Mapa do Caminho do CRV (Arte: Cristiane Menezes)

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), situado entre o estado do Pará e Amapá, inaugurará no dia 04 de setembro, terça-feira, o Centro Rústico de Vivência (CRV), que é um acampamento montando num dos principais acessos à Unidade de Conservação, em Serra do Navio. Esta atividade marcará a celebração dos 10 anos do PNMT, envolvendo conselho consultivo, poder público e a sociedade civil dos municípios do entorno do Parque, tais como: Oiapoque, Laranjal do Jari, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Calçoene e Almerim.
Estruturas do Centro Rústico de Vivência (Foto: Paulo Russo)

O Centro Rústico de Vivência (CRV) é o “embrião” de um possível Centro de Interpretação da Natureza que são espaços destinados a apresentar as características de uma unidade de conservação ou de áreas naturais para o público em geral.
No dia 5 de setembro será feita uma reunião extraordinária alusiva aos 10 anos de criação da Unidade de Conservação, serão abordado vários assuntos tais como: retrospectiva da gestão do PNMT, pesquisa em unidades de conservação, uso público, rilhas e educação ambiental.
Também ocorre neste mesmo dia o passeio dentro de uma trilha que levará os convidados até as margens do rio Feliz, onde está situada uma das mais belas paisagens da entrada do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

Mirante do Centro Rústico de Vivência (Foto: Paulo Russo)

Para a comemoração, serão realizadas apresentações culturais do grupo Raízes do Bolão – que vai exibir um número de Marabaixo e voz e violão com Álvaro Braga.
Para chegar ao local das comemorações, os convidados sairão de Macapá até o município de Serra do Navio, e de lá irão para o acampamento em “voadeiras”. A viagem ao longo do rio deve durar cerca de 4 horas. Estão envolvidos na mobilização a equipe do Parque Nacional, colaboradores da região e o 34ª Batalhão da Infantaria de Selva.
Para a realização deste evento o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque tem o apoio da organização não governamental, WWF Brasil, e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).
O analista de conservação do WWF-Brasil, Luiz Coltro, disse que a programação especial servirá para “comemorar o sucesso” que esta Unidade de Conservação se tornou. “Temos um conselho consultivo formado, atuante e capacitado. Existe um plano de manejo oficialmente reconhecido. Temos iniciativas de uso público e educação ambiental. São fatores relevantes que geram aproximação do Parque com as comunidades do seu entorno. Isso é legal”, explicou.
Centro de vivência (Foto: Paulo Russo)

 Luiz afirmou ainda que, apesar de ser uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, cujo uso e visitação são mais restritos, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque não possui essa característica. “Esse é um dos exemplos de unidade de proteção integral que tem uma relação interessante com seu entorno. As comunidades próximas querem projetos pedagógicos, querem participar do conselho da UC. Existe um sentimento de pertencimento entre os ribeirinhos e a área protegida”, contou.
O WWF-Brasil apoia a implementação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque há vários anos e já realizou expedições científicas para esta Unidade de Conservação em duas ocasiões: em 2006 e 2011.

Nenhum comentário: