domingo, 25 de agosto de 2013

PARNA Montanhas do Tumucumaque celebra 11 anos de criação

No mês de comemoração dos seus 11 anos de criação, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou no dia 22 de agosto a 19ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo, no auditório da Fortaleza de São José de Macapá. Apoiado pelo WWF-Brasil e o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), o evento tem o objetivo de apresentar aos conselheiros as atividades desenvolvidas pelo parque no primeiro semestre de 2013. Para conferir algumas fotos do evento, clique aqui.

Na ocasião, foi lançada e apresentada oficialmente a nova marca da unidade de conservação (UC). Além disso, forma abordados os seguintes assuntos: o processo de renovação do Conselho Consultivo; estratégias para a Terra Indígena Wajãpi e para o trabalho em conjunto com o Conselho Consultivo do parque; os rumos do Projeto Biodiversidade nas Costas; e apresentação dos resultados sobre o projeto piloto para roteiro turístico do pólo Oiapoque.

O Conselho Consultivo do Tumucumaque foi criado em 2002 e desde o início das atividades o Conselho apoia os gestores da UC, participando das etapas de construção de seu plano de manejo e contribuindo para definição de prioridades, especialmente no relacionamento com as comunidades situadas no entorno do parque e a discussão de estratégias de desenvolvimento para os municípios onde a UC está inserida. 

Membros do Conselho Consultivo e convidados. 

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), cada parque nacional deve dispor de um conselho consultivo, presidido pelo ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) e responsável pela gestão das unidades de conservação federal, e que deve ser composto por representantes de órgãos públicos e organizações da sociedade civil, sempre que possível, respeitando o princípio da paridade.


O Conselho do parque é uma composição mista, com representantes do Poder Público das três esferas de governo e por membros da sociedade civil, que visa transformar o Conselho em um espaço de mediação entre interesses nacionais e locais, coletivos e privados. Através dessas e de outras iniciativas, o trabalho em conjunto busca implementar o Plano de Manejo da UC, aprovado em 2010, tendo como principal foco a abertura para o uso público, a execução de ações de educação ambiental e a promoção de atividades científicas.

Um comentário:

Vinicius disse...

Maravilhoso esse lugar. Conheci o parque em um trabalho de biologia e comecei a me interessar cada vez mais pela floresta amazônica. Parabéns a todos as pessoas que lutam pela conservação desse santuário.