segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PARNA Montanhas do Tumucumaque lança logomarca‏

Criado para ser um elemento estratégico de comunicação e marketing, imagem pretende unificar e fortalecer a imagem do Parque, bem como a percepção pública da importância da Unidade de Conservação

Uma montanha, um galho de árvore e o Jupará, animal característico da Amazônia. Esses são os elementos que compõe a mais nova logomarca do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), maior unidade de conservação (UC) federal do País, localizada entre os estados do Amapá e do Pará. A imagem, lançada este mês, foi concebida por meio de concurso de seleção, que ocorreu em escala nacional no final de 2012, de forma a estabelecer uma identificação entre a logomarca e a população da região.


A logomarca será apresentada pela primeira vez na próxima reunião do conselho consultivo do PNMT, no dia 22 de agosto, no município de Macapá. Para a escolha, a comissão julgadora considerou as propostas que abrangessem aspectos peculiares do Parque e que resultassem numa marca objetiva, clara e concisa, capaz de ser reconhecida e identificada pela comunidade.

O resultado da escolha da logomarca foi divulgado no dia 28 de novembro de 2012. Caio Betto Corrêa Almeida, vencedor do concurso, utilizou cores e características que fazem referência à natureza e ao Parque.

Após o processo de escolha, o projetista  Jair Júnior, adequou a marca conforme as necessidades dos gestores do PNMT, que, em seguida, enviaram a arte para a equipe de Divisão de Comunicação (DCOM) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O design gráfico da DCOM, Luís Otávio, adequou a marca conforme as diretrizes da instituição e também desenvolveu um manual técnico  de uso da marca.

Para o Analista Ambiental Paulo Russo do ICMBio: "o processo de elaboração da logomarca foi extremamente rico. “A participação no concurso de pessoas de todo país demonstra a escala de influência que o Parque possui em termos de opinião pública. Portanto, havia a necessidade da unidade expressar numa imagem bela, cativante e objetiva uma mensagem sobre a importância da conservação da natureza,... uma mensagem para todos o brasileiros", explica.

WWF-Brasil na região do Tumucumaque
Desde 2011, o WWF-Brasil realiza, por meio do Projeto Ecosia, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atividades de apoio à gestão e implementação das unidades de conservação da região norte do rio Amazonas, nos estados do Pará e Amapá, na qual fica localizado o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT). Dentre as atividades estão o apoio à divulgação dos planos de manejo das unidades de conservação (UCs) da região, capacitação e apoio às reuniões dos conselhos gestores e às atividades de educação ambiental desenvolvidas no entorno das UCs.


TEXTO: Alessandra Lameira e Frederico Brandão

Um comentário:

Maria Alice Ferreira disse...

É neste Parque Nacional que fica o Pico mais alto do Brasil?