quinta-feira, 8 de junho de 2017

PARNA Montanhas do Tumucumaque participa da programação do “Junho Verde” em Macapá

“Junho Verde” vai discutir preservação do meio ambiente no Amapá. Programação terá congresso, simpósio, seminário, workshop e ciclo de palestras.

Servidores do Tumucumaque ministraram palestras durante o I Congresso de
Sociobiodiversidade das Unidades de Conservação do Amapá.


Cassandra Oliveira durante palestra no I Congresso de Sociobiodiversidade das Unidades de Conservação do AP
Foto: Mosaico Oriental da Amazônia 


Em comemoração ao mês do Meio Ambiente, entre os dias 5 e 29 de junho, acontece o “Junho Verde” no Amapá. O evento vai discutir preservação do meio ambiente e contará com congresso, simpósio, seminário, workshop e ciclo de palestras. O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) participou da programação do I Congresso de Sociobiodiversidade das Unidades de Conservação do Amapá, que ocorreu de 05 a 07, no Museu Sacaca.

“Experiência de gestão integrada no fortalecimento de áreas protegidas: o Mosaico da Amazônia Oriental” foi a temática apresentada por Cassandra Oliveira, analista ambiental do PNMT, durante o congresso. Para a analista, esta foi uma boa oportunidade para apresentar o histórico de criação e os projetos atualmente desenvolvidos pelo Mosaico da Amazônia Oriental, que é uma estratégia de gestão territorial integrada que há 10 anos envolve povos indígenas, extrativistas e agricultores na discussão da gestão do bloco de áreas protegidas que se estende pelo oeste do Amapá e norte do Pará. 

Christoph Jaster, chefe do Parque, também participou da programação com a palestra “Conservação da biodiversidade em regiões de fronteira”. Ambas apresentações ocorridas na terça-feira (6), no auditório do Museu Sacaca.

O congresso também contou, na quarta-feira (7), com a presença do Dr. Paulo Russo, coordenador-geral de Gestão Socioambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio Brasília. Russo apresentou “Uso e conservação da sociobiodiversidade das Unidades de Conservação do estado do Amapá e sua relação com os órgãos públicos de controle e gestão”.

JUNHO VERDE

O Junho Verde deseja contribuir para a melhoria do meio ambiente através discussão, planejamento e integração das áreas de pesquisa, fiscalização e gestão ambiental no Amapá. O evento é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amapá (Sema). 

A programação comemora o Dia Mundial do Meio ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Simpósio, seminário, workshop e ciclo de palestras são algumas das atividades que se estendem até dia 29 de junho.

PROGRAMAÇÃO:

Data: 05 a 07/06

  • I Congresso de Sociobiodiversidade das Unidades de Conservação do Amapá

Data: 08 e 09/06

  • IX Seminário do PPBio - Pesquisas e Conservação em Ambientes Protegidos

  • Workshop Fortalecendo a Educação Ambiental do Amapá

Data: 12 a 14/06

  • I Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental e de Recursos Naturais do Estado do Amapá
Data: 19 a 23/06
  • I Simpósio Estadual dos Guarda-Parque da APA da Fazendinha

Data: 24 e 25/06/2017

  • I Workshop de Produtos Orgânicos

Data: 27, 28, e 29/06

  • I Workshop de Gestão de Recursos Hídricos da Amazônia Legal (AM, AP, AC, PA, RO, RR, TO, MA, MT)



Confira a programação detalhada no site do Junho Verde.

Nenhum comentário: